E-commerces B2B tem sido uma importante ferramenta para ajudar as distribuidoras alcançarem os resultados esperados. Além de dar autonomia para o cliente comprar em horários fora do convencional, ela conta com um catálogo de produtos muito mais amplo, permitindo aumento do mix de produtos.
Na Donizete Distribuidora, o Policommerce (E-commerce B2B desenvolvido pela Polibras Software) atua como um complemento à venda externa, permitindo que o cliente realize pedidos fora do horário comercial ou da região de atendimento do vendedor ou representante. Desta forma o tradicional atendimento presencial passa a acontecer de forma consultiva. Assim, o agente auxilia e acompanha a compra dos clientes através do aplicativo.
Eles decidiram criar um aplicativo de vendas B2B pois queriam ter um novo canal de venda, alcançar clientes inativos da sua carteira, ter um catálogo de produtos na mão do cliente a todo momento, diminuir custos com equipe e vender 24 horas sem a necessidade de um vendedor a todo momento no cliente.
Personalização
Um ponto importante no desenvolvimento do aplicativo foi a personalização das regras de negócio específicas da Donizete e sua identidade visual.
Era importante que a ferramenta atendesse toda as especificidades de preços, descontos e pagamento do cenário de vendas B2B (Business to business) que a empresa atua. E assim foi feito, nós da Polibras somos especialista em vendas B2B e esse desafio foi resolvido de forma rápida e inteligente.
Além disso, outro grande diferencial foi a personalização da marca no aplicativo.
“Os nossos clientes precisam de fato ter a Donizete em suas mãos, desde nossos descontos, atendimento, preço e principalmente nossa marca”.
Assim, nossa equipe de Designers buscou entender toda a cadeia de valor da Donizete e inseriu elementos e cores que os representam.”
Resultados Financeiros
Com 1 ano de APP eles conseguiram aumentar seu faturamento em:
Somente da Indústria PERFETTI eles tiveram um incremento financeiro de 2,6% vindo somente do aplicativo, números que não seriam possíveis sem a ferramenta.
3% – Loja Matriz;
5% – Filial Forquilha;
5% – Filial Barbalha;
Mais de 90% dos pedidos foram realizado totalmente fora do horário comercial. Veja um exemplo abaixo.
Alguns clientes compraram no aplicativo. Entretanto, não compraram diretamente com vendedor por questões de tempo ou por simplesmente não conhecer toda a cartela de produtos.
Abrangência
Com o App eles conseguiram chegar em lugares que os seus vendedores/representantes não conseguiam.
Em muitas dessas cidades, em sua venda geral, a venda pelo aplicativo chega à ser superior a 10%.
Será o fim dos RCA’s? …NÃO
Neste cenário o RCA’s terá um papel consultivo, analista de negócio e uma visão geral da sua carteira.